Vibração e ruído
O LAEDE realiza monitorações de vibrações que servem como subsídio para avaliação do conforto do usuário, segurança estrutural e obtenção das propriedades modais (frequências naturais, modos de vibração e amortecimento) em estruturas civis, como pontes, viadutos, edifícios, arquibancadas, via permanente etc. A excitação da estrutura pode ser ambiental ou forçada e para a medição são utilizados acelerômetros posicionados em pontos estratégicos da estrutura.
A análise é realizada pela equipe de engenheiros da IEME Brasil, utilizando a Análise Modal Operacional (OMA) e a Análise Modal Experimental clássica (EMA), respectivamente.
As medições de ruído são realizadas para controle ambiental, em que os níveis são comparados com normas e/ou com regulamentações municipais ou estaduais para conforto da população. Adicionalmente, servem como subsídio para projetos acústicos, como barreiras acústicas ao longo de ferrovias e rodovias. Para projetos acústicos, a IEME Brasil elabora modelos matemáticos para cálculos e soluções.
Principais projetos
- Metrô de São Paulo
- Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás (Lote 3): medição de ruído e vibração em edificações lindeiras para posterior elaboração de sistemas de atenuação de vibrações e ruídos pela Engenharia da IEME Brasil.
- Linha 2-Verde: medição de ruídos e vibrações do trecho a leste da Estação Alto de Ipiranga até o final do Túnel a leste da Estação Vila Prudente, incluindo o pátio de manutenção e estacionamento Tamanduateí e suas vias de acesso para elaboração, por parte da Engenharia da IEME Brasil, do projeto básico da superestrutura da via permanente com atenuação de ruídos e vibrações.
- Linha 2-Verde: realização de monitorações e ensaios de vibração forçada para investigação de possíveis soluções de amortecimento de vibrações e ruídos secundários no Auditório do MASP, causados pela frota de trens, em parceria com a Engenharia da IEME Brasil.
- VLT Carioca: medição de ruído e vibração para estudos e projeto executivo dos sistemas de atenuação de vibrações e ruídos secundários para a via permanente executados pela Engenharia da IEME Brasil.
Posts Relacionados
Avaliação de segurança da Arena Corinthians completa 10 anos Faz exatamente 10 anos (maio de 2013) que a IEME Brasil avaliou, por meio de ensaio de vibração forçada, a segurança das arquibancadas da Neo Química Arena, estádio do Corinthians que foi palco... Vale, Parauapebas: estamos em campo Técnicos da IEME Brasil e do LAEDE estão em campo para realizar serviços de inspeção detalhada em 16 obras de arte especiais (pontes ou viadutos) e 7 túneis da Gerência de Integridade... IEME Brasil presente no Morumbi, palco do Coldplay A banda britânica Coldplay fechou no sábado, 18/3, o ciclo de seis shows em São Paulo, parte da turnê mundial “Music of the Spheres” que celebra o último disco do grupo. Para segurança dos... Board 2022 de Consultores Civis avalia saúde de Itaipu Como faz há 47 anos, o Board Internacional de Consultores Civis reuniu-se em novembro de 2022 para avaliar as condições de segurança da usina de Itaipu. O engenheiro Marco Juliani, diretor da...