Vibração e ruído
O LAEDE realiza monitorações de vibrações que servem como subsídio para avaliação do conforto do usuário, segurança estrutural e obtenção das propriedades modais (frequências naturais, modos de vibração e amortecimento) em estruturas civis, como pontes, viadutos, edifícios, arquibancadas, via permanente etc. A excitação da estrutura pode ser ambiental ou forçada e para a medição são utilizados acelerômetros posicionados em pontos estratégicos da estrutura.
A análise é realizada pela equipe de engenheiros da IEME Brasil, utilizando a Análise Modal Operacional (OMA) e a Análise Modal Experimental clássica (EMA), respectivamente.
As medições de ruído são realizadas para controle ambiental, em que os níveis são comparados com normas e/ou com regulamentações municipais ou estaduais para conforto da população. Adicionalmente, servem como subsídio para projetos acústicos, como barreiras acústicas ao longo de ferrovias e rodovias. Para projetos acústicos, a IEME Brasil elabora modelos matemáticos para cálculos e soluções.
Principais projetos
- Metrô de São Paulo
- Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás (Lote 3): medição de ruído e vibração em edificações lindeiras para posterior elaboração de sistemas de atenuação de vibrações e ruídos pela Engenharia da IEME Brasil.
- Linha 2-Verde: medição de ruídos e vibrações do trecho a leste da Estação Alto de Ipiranga até o final do Túnel a leste da Estação Vila Prudente, incluindo o pátio de manutenção e estacionamento Tamanduateí e suas vias de acesso para elaboração, por parte da Engenharia da IEME Brasil, do projeto básico da superestrutura da via permanente com atenuação de ruídos e vibrações.
- Linha 2-Verde: realização de monitorações e ensaios de vibração forçada para investigação de possíveis soluções de amortecimento de vibrações e ruídos secundários no Auditório do MASP, causados pela frota de trens, em parceria com a Engenharia da IEME Brasil.
- VLT Carioca: medição de ruído e vibração para estudos e projeto executivo dos sistemas de atenuação de vibrações e ruídos secundários para a via permanente executados pela Engenharia da IEME Brasil.
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